O CONTEXTO DA VIOLÊNCIA

Quanto aos contextos em que a violência surge, esta pode ser classificada em várias categorias: violência urbana, em ambiente rural, na familia, no trabalho, na escola, nos grupos recreativos e politicos etc.
Todas as pessoas são violentas, o que varia é o modo de exprimir essa violência e o contexto dessa expressão. Uma mulher que ocupe cargos de chefia, pode ser extremamente violenta para com os seus subordinados, no local de trabalho, e depois em casa, no ambiente familiar, mostrar-se dócil e subserviente para com o marido.
Parece que, a percentagem de pessoas violêntas, se tem mantido ao longo da história da humanidade; pelo que a concentração de pessoas nos meios urbanos leva a uma concentração da violência que, por intermédio de grupos e bandos organizados, se amplifica intensamente com maior poder destrutivo.
No próprio ambiente do agregado familiar, parece que, em relação com o numero de pessoas, quanto menores dimensões tem a habitação, maior a propensão à violência familiar. Isto é, o contacto interpessoal, forçado e involuntário que é estabelecido, no seio do agregado, proporciona situações de violência intra familiar.
Somos assim, levados a pensar no binómio entre o emissor da violência e o ambiente que estimula e provoca a emissão dessa mesma violência.